Vitamina E, seus benefícios

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel com várias formas, mas o alfa-tocoferol é o único utilizado pelo corpo humano. Seu principal papel é atuar como antioxidante, eliminando elétrons soltos – os chamados “radicais livres” – que podem danificar as células. Também melhora a função imunológica e previne a formação de coágulos nas artérias do coração. A vitamina E tem a capacidade de proteger as células dos danos dos radicais livres, bem como reduzir a produção de radicais livres em determinadas situações. Como o corpo não sintetiza essa vitamina, é necessário ingerir o nutriente por meio de alimentação ou suplementação.

Fontes de alimentos

A vitamina E é encontrada em óleos vegetais, nozes, sementes, frutas e vegetais.

  • Óleo de gérmen de trigo
  • Óleo de girassol, cártamo e soja
  • Sementes de girassol
  • Amêndoas
  • Amendoim, manteiga de amendoim
  • Folhas de beterraba, couve, espinafre
  • pimentão vermelho
  • Abóbora
  • Espargos
  • Manga
  • Abacate

Sinais de deficiência

Como a vitamina E é encontrada em uma variedade de alimentos e suplementos, uma deficiência é rara. Pessoas que têm distúrbios digestivos ou não absorvem gordura adequadamente (por exemplo, pancreatite, fibrose cística, doença celíaca) podem desenvolver deficiência de vitamina E. São sinais comuns de deficiência:

  • Retinopatia (dano na retina dos olhos que pode prejudicar a visão)
  • Neuropatia periférica (dano aos nervos periféricos, geralmente nas mãos ou pés, causando fraqueza ou dor)
  • Ataxia (perda de controle dos movimentos do corpo)
  • Função imunológica diminuída

Benefícios

  • Inibe os radicais livres;
  • Reduz a incidência de câncer de próstata;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Melhora a resistência a infecções;
  • É importante para o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Protege contra os danos da radiação ultravioleta;
  • Diminui os sintomas pré-menstruais;
  • Reduz marcas do envelhecimento na pele.

Toxicidade

Não há evidências de efeitos tóxicos da vitamina E encontrada naturalmente nos alimentos. Não houve relatos de efeitos colaterais prejudiciais do uso de suplementos em pessoas saudáveis. No entanto, existe o risco de sangramento excessivo, principalmente com doses superiores a 1.000 mg por dia ou se um indivíduo também estiver usando um medicamento para afinar o sangue, como a varfarina. Por esta razão, um limite superior de vitamina E foi estabelecido para adultos com 19 anos ou mais de 1.000 mg por dia (1.465 UI) de qualquer forma de suplemento de tocoferol.

VITAMINA E PARA A PELE

A vitamina E é uma substância que pode ser utilizada para a melhora da dermatite atópica e das manchas decorrentes do depósito cutâneo de lipofucsina relacionadas à idade. Além disso, a vitamina E hidrata a pele de dentro para fora, aumentando sua maciez por efeito acumulativo e proporcionando um efeito saudável ao cabelo.

Por esses motivos, essa vitamina mostra-se atrativa para o público que deseja melhorar o aspecto e a saúde geral da pele e do cabelo. A redução da ingestão do nutriente, associada a uma alimentação deficiente em vitamina E, é um dos motivos pelos quais muitas pessoas sofrem com efeitos nocivos para a saúde e a pele.

Na forma de suplementação ou creme, ela cria uma barreira natural contra os radicais livres responsáveis pelo aparecimento de manchas, linhas de expressão e rugas.

COMO COMBINAR COM OUTRAS VITAMINAS?

Ao montar uma dieta ou estratégia alimentar, é muito comum que os nutricionistas combinem a ingestão de diversas vitaminas. A vitamina E, assim como a vitamina C, vitamina D e o zinco, são imprescindíveis para a manutenção da saúde física e mental. Entretanto, as doses e combinações devem ser feitas levando em consideração as particularidades de cada paciente.

Por isso, a dica é que você busque orientação com um profissional de saúde. Apenas ele poderá identificar as deficiências de nutrientes no seu corpo, a necessidade de ajustes na sua alimentação e a suplementação mais adequada, de acordo com suas demandas individuais.

BENEFÍCIOS PARA PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Em termos de atividades físicas, um dos principais benefícios da vitamina E é a sua ação antioxidante. Além disso, a vitamina E proporciona a melhora da resistência nos treinos, aumento da força muscular, ganho de massa muscular, rápida recuperação muscular após os treinos, aumento da massa magra, fortalecimento de músculos e ossos, entre outros efeitos.

Importante:

Lembre-se que, para alcançar melhores resultados na saúde, o uso da vitamina E deve ser associado a uma dieta equilibrada, rotina de atividades físicas e acompanhamento médico e nutricional.

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