Sistema Imunológico, como fortalecer

No geral, o sistema imunológico faz um trabalho notável ao nos defender contra microorganismos causadores de doenças. Mas às vezes falha: um germe invade com sucesso e deixa você doente. É possível intervir neste processo e reforçar o sistema imunológico? Se melhorar a dieta, tomar certas vitaminas e fizer outras mudanças no estilo de vida, pode-se produzir uma resposta imune melhor.

Maneiras saudáveis ​​de fortalecer seu sistema imunológico

A primeira linha de defesa é escolher um estilo de vida saudável. Seguir as diretrizes gerais de boa saúde é o melhor passo que você pode tomar para manter naturalmente seu sistema imunológico funcionando corretamente. Cada parte do seu corpo, incluindo seu sistema imunológico, funciona melhor quando protegido de agressões ambientais e reforçado por estratégias de vida saudável, como estas:

  • Adotar uma dieta rica em frutas e vegetais.
  • Praticar exercícios regularmente.
  • Manter um peso saudável.
  • Evitar beber álcool.
  • Dormir adequadamente.
  • Ter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência e cozinhar bem as carnes.
  • Procurar minimizar o estresse.
  • Manter-se atualizado com todas as vacinas recomendadas. As vacinas preparam seu sistema imunológico para combater infecções antes que elas se instalem em seu corpo.

Sistema imunológico e idade

À medida que envelhecemos, nossa capacidade de resposta imune diminui, o que, por sua vez, contribui para mais infecções e mais câncer. À medida que a expectativa de vida nos países desenvolvidos aumentou, também aumentou a incidência de doenças relacionadas à idade.

Enquanto algumas pessoas envelhecem com saúde, a conclusão de muitos estudos é que, em comparação com pessoas mais jovens, os idosos são mais propensos a contrair doenças infecciosas e, ainda mais importante, mais propensos a morrer por causa delas. Ninguém sabe ao certo por que isso acontece, mas alguns cientistas observam que esse risco aumentado se correlaciona com uma diminuição nas células T, possivelmente devido à atrofia do timo com a idade e à produção de menos células T para combater a infecção.

Uma redução na resposta imune a infecções foi demonstrada pela resposta dos idosos às vacinas. Por exemplo, estudos de vacinas contra a gripe mostraram que, para pessoas com mais de 65 anos, a vacina é menos eficaz em comparação com crianças saudáveis ​​(acima de 2 anos). Mas, apesar da redução na eficácia, as vacinas contra influenza reduziram significativamente as taxas de doença e morte em idosos quando comparadas com nenhuma vacinação.

Parece haver uma conexão entre nutrição e imunidade em idosos. Uma forma de desnutrição surpreendentemente comum mesmo em países ricos é conhecida como “desnutrição de micronutrientes”. A desnutrição de micronutrientes, na qual uma pessoa é deficiente em algumas vitaminas essenciais e minerais que são obtidos ou suplementados pela dieta, pode ocorrer em idosos. As pessoas mais velhas tendem a comer menos e muitas vezes têm menos variedade em suas dietas. Uma questão importante é se os suplementos alimentares podem ajudar os idosos a manter um sistema imunológico mais saudável. Os idosos devem discutir esta questão com o seu médico.

Incorporar certos alimentos em sua dieta fortalecerá seu sistema imunológico e preparará seu corpo para combater doenças e infecções.

Vamos detalhar alguns dos super alimentos que aumentam a imunidade que você pode adicionar à sua dieta.

Cúrcuma

Agora, este produto alimentar provavelmente já está na sua despensa. Não só é um ótimo agente aromatizante, mas também contém potentes propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Acerola Cereja

A acerola é uma planta nativa das Américas cujos frutos contêm até 30 vezes mais vitamina C que a laranja. É uma poderosa fonte de antioxidantes, carotenóides e flavonóides. A fruta pode ajudar o corpo a combater infecções, vírus e até câncer.

Bagas de Goji

A goji berry é a queridinha do mundo dos superalimentos – os benefícios desta fruta de cores vivas variam de potentes propriedades anti envelhecimento à regulação da glicose e suporte ao sistema imunológico. A baga é uma excelente fonte natural de micronutrientes, incluindo fibras alimentares, proteínas e vitaminas como riboflavina e tiamina. Também é uma boa fonte de minerais como cobre, selênio e magnésio.

Brócolis

O brócolis é outro ótimo complemento para suas refeições. É cheio de vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, C e E. Certifique-se de cozinhar brócolis no vapor, pois cozinhar demais o vegetal pode reduzir sua capacidade nutricional.

Alho

O alho tem uma forte concentração de alicina, um composto de reforço imunológico que aumenta a capacidade do seu corpo de combater doenças.

Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir dores de garganta e outras condições inflamatórias.

Em suma, a lista é interminável. De acordo com os cientistas, as dietas do tipo ocidental que contêm altos níveis de gorduras não saudáveis ​​e açúcar adicionado podem prejudicar a resposta imunológica e estão associadas ao aumento do risco de doenças do estilo de vida.

A chave para fortalecer seu sistema imunológico é ter uma dieta rica em alimentos integrais, como proteínas de qualidade e gorduras essenciais, vegetais, frutas, nozes e legumes. Também é importante garantir que você esteja recebendo a dose recomendada de vitaminas A, C, D e E, pois elas também podem afetar a resposta imunológica.

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