Sedentarismo

O sedentarismo e a falta de atividade física estão muito presentes em todo o mundo e estão associados a uma ampla gama de doenças crônicas. Existe uma grande relação entre esse estilo de vida e o aumento da prevalência de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Sabe-se ao longo da história que ser inativo não é saudável. Mas hoje quase um terço da população mundial está inativa, representando assim um grande problema de saúde pública.

O que é um estilo de vida sedentário?

Um estilo de vida sedentário envolve pouca ou nenhuma atividade física, com baixíssimo gasto energético. Uma pessoa com estilo de vida sedentário passa muito tempo sentada ou deitada, enquanto usa seu celular ou computador, trabalhando em sua mesa, lendo, viajando, assistindo televisão e jogando em aparelhos eletrônicos.

Estilos de vida sedentários podem contribuir para muitas doenças crônicas evitáveis, como doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2, bem como ganho de peso e obesidade, e também tem sido associado a alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama e cólon.

Indivíduos que levam um estilo de vida sedentário também parecem estar em maior risco de desenvolver um distúrbio de saúde mental.

Fatores de risco

A falta de atividade física foi identificada como o quarto principal fator de risco para mortalidade global, sendo responsável por 6% das mortes em todo o mundo. Os tipos recomendados e a intensidade da atividade física variam dependendo da idade e da saúde geral.

Recomenda-se que jovens de 5 a 18 anos façam pelo menos 60 minutos de atividade física diária de intensidade moderada a vigorosa. Eles devem se envolver em atividade aeróbica todos os dias, e o fortalecimento muscular e ósseo mais vigoroso é ativado três vezes por semana.

Os adultos devem fazer pelo menos 2h30min de atividade física aeróbica de intensidade moderada ao longo da semana, ou pelo menos 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente de ambas. Atividades de fortalecimento muscular devem ser feitas envolvendo os principais grupos musculares em 2 ou mais dias por semana. Quando os idosos não podem fazer as quantidades recomendadas de atividade física devido a condições de saúde, eles devem ser tão fisicamente ativos quanto suas habilidades e condições permitirem.

Independentemente da idade, qualquer pessoa fisicamente inativa se beneficiará de um aumento na atividade física. No entanto, embora a atividade física seja crucial, passar o resto do dia sedentário representa um risco para a saúde. Mesmo que você se exercite por 30 minutos por dia, pode não estar neutralizando os efeitos do comportamento sedentário pelo resto do dia.

É vital que mais movimento seja incorporado ao dia em geral, existem muitas maneiras simples de conseguir isso, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho, sem que isso cause muitos transtornos em sua agenda diária.

Algumas dicas práticas para reduzir o sedentarismo:

  • Tente andar de bicicleta, correr ou caminhar parte da jornada para o trabalho.
  • Reserve 20 minutos todas as noites para uma caminhada rápida após o jantar.
  • Estacione o carro mais longe do escritório ou das lojas e caminhe o resto do caminho.
  • Desça do ônibus ou trem uma parada antes de sua parada de destino.
  • Sempre suba as escadas ou suba a escada rolante.
  • Levante-se quando estiver ao telefone.
  • Ficar de pé em vez de sentar quando estiver no transporte público.
  • Fique ativo na hora do almoço – tente caminhar ou correr com um colega.
  • Se possível, leve as crianças a pé para a escola durante parte da semana.
  • Tente andar para cima e para baixo no campo ou ao redor da quadra enquanto observa seus filhos praticarem esportes.
  • Defina um lembrete para se levantar a cada 30 minutos.
  • Limitar a quantidade de tempo gasto assistindo TV e sempre ficar de pé durante os comerciais.

Para combater o sedentarismo, deve-se primeiro consultar um profissional de saúde para que seja feito um check-up geral para saber se a pessoa pode ou não praticar determinados exercícios físicos e em que intensidade e frequência.

Dessa forma, ao manter a prática de exercícios, é possível combater as consequências do sedentarismo e promover o bem estar, é importante também que a pessoa sedentária adote hábitos alimentares mais saudáveis.

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