Queimadura solar e o câncer de pele

O câncer de pele – o crescimento anormal das células da pele – geralmente se desenvolve na pele exposta ao sol. Mas essa forma comum de câncer também pode ocorrer em áreas da pele normalmente não expostas à luz solar.

Existem três tipos principais de câncer de pele – carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.

Você pode reduzir o risco de câncer de pele limitando ou evitando a exposição à radiação ultravioleta (UV). Verificar sua pele em busca de alterações suspeitas pode ajudar a detectar o câncer de pele em seus estágios iniciais. A detecção precoce do câncer de pele oferece a maior chance de sucesso no tratamento do câncer de pele.

Onde se desenvolve

O câncer de pele se desenvolve principalmente em áreas da pele expostas ao sol, incluindo couro cabeludo, face, lábios, orelhas, pescoço, tórax, braços e mãos, e nas pernas em mulheres. Mas também pode se formar em áreas que raramente veem a luz do dia – as palmas das mãos, sob as unhas das mãos ou dos pés e a área genital.

O câncer de pele afeta pessoas de todos os tons de pele, incluindo aquelas com tez mais escura. Quando o melanoma ocorre em pessoas com tons de pele escuros, é mais provável que ocorra em áreas normalmente não expostas ao sol, como as palmas das mãos e as solas dos pés.

Sinais e sintomas do carcinoma basocelular

O carcinoma basocelular geralmente ocorre em áreas do corpo expostas ao sol, como pescoço ou rosto.

O carcinoma basocelular pode aparecer como:

  • Uma protuberância perolada ou cerosa
  • Uma lesão plana, cor de carne ou marrom semelhante a uma cicatriz
  • Uma ferida sangrenta ou com crostas que cicatriza e retorna

Sinais e sintomas do carcinoma de células escamosas

Na maioria das vezes, o carcinoma de células escamosas ocorre em áreas do corpo expostas ao sol, como rosto, orelhas e mãos. Pessoas com pele mais escura são mais propensas a desenvolver carcinoma de células escamosas em áreas que não são frequentemente expostas ao sol.

O carcinoma de células escamosas pode aparecer como:

  • Um nódulo firme e vermelho
  • Uma lesão plana com uma superfície escamosa e crostosa

Melanoma sinais e sintomas

O melanoma pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, na pele normal ou em uma verruga existente que se torna cancerosa. O melanoma aparece com mais frequência no rosto ou no tronco dos homens afetados. Nas mulheres, esse tipo de câncer geralmente se desenvolve na parte inferior das pernas. Em homens e mulheres, o melanoma pode ocorrer na pele que não foi exposta ao sol.

O melanoma pode afetar pessoas de qualquer tom de pele. Em pessoas com tons de pele mais escuros, o melanoma tende a ocorrer nas palmas das mãos ou plantas dos pés, ou sob as unhas das mãos ou dos pés.

Os sinais de melanoma incluem:

  • Uma grande mancha acastanhada com manchas mais escuras
  • Uma toupeira que muda de cor, tamanho ou sensação ou que sangra
  • Uma pequena lesão com uma borda irregular e porções que aparecem em vermelho, rosa, branco, azul ou azul-escuro
  • Uma lesão dolorosa que coça ou queima
  • Lesões escuras nas palmas das mãos, plantas dos pés, pontas dos dedos ou dedos dos pés, ou nas membranas mucosas que revestem a boca, nariz, vagina ou ânus.

Prevenção

A maioria dos cânceres de pele são evitáveis. Para se proteger, siga estas dicas de prevenção do câncer de pele:

Evite o sol no meio do dia.

Os raios do sol são mais fortes entre as 10h e as 16h. Programe atividades ao ar livre para outras horas do dia, mesmo no inverno ou quando o céu estiver nublado. Você absorve a radiação UV durante todo o ano e as nuvens oferecem pouca proteção contra os raios nocivos. Evitar o sol mais forte ajuda a evitar queimaduras e bronzeados que causam danos à pele e aumentam o risco de desenvolver câncer de pele. A exposição ao sol acumulada ao longo do tempo também pode causar câncer de pele.

Use protetor solar o ano todo. 

Os protetores solares não filtram toda a radiação UV prejudicial, especialmente a radiação que pode levar ao melanoma. Mas eles desempenham um papel importante em um programa geral de proteção solar.Use um protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 30, mesmo em dias nublados. Aplique protetor solar generosamente e reaplique a cada duas horas – ou com mais frequência se estiver nadando ou transpirando. Use uma quantidade generosa de protetor solar em toda a pele exposta, incluindo os lábios, as pontas das orelhas, as costas das mãos e o pescoço.

Use roupas de proteção. 

Os protetores solares não fornecem proteção completa contra os raios UV. Portanto, cubra sua pele com roupas escuras e bem tecidas que cubram seus braços e pernas e um chapéu de abas largas, que oferece mais proteção do que um boné de beisebol ou viseira.Algumas empresas também vendem roupas fotoprotetoras. Um dermatologista pode recomendar uma marca apropriada.Não se esqueça dos óculos de sol. Procure aqueles que bloqueiam os dois tipos de radiação UV – raios UVA e UVB.

Evite camas de bronzeamento. 

As luzes usadas em camas de bronzeamento emitem raios ultravioleta e podem aumentar o risco de câncer de pele.

Esteja ciente dos medicamentos sensibilizadores do sol. 

Alguns medicamentos comuns prescritos e vendidos sem receita, incluindo antibióticos, podem tornar sua pele mais sensível à luz solar.Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre os efeitos colaterais de qualquer medicamento que você tome. Se eles aumentarem sua sensibilidade à luz solar, tome precauções extras para ficar longe do sol para proteger sua pele.

Verifique a sua pele regularmente e comunique as alterações ao seu médico. 

Examine sua pele frequentemente para novos crescimentos de pele ou alterações em manchas, sardas, inchaços e marcas de nascença existentes.Com a ajuda de espelhos, verifique seu rosto, pescoço, orelhas e couro cabeludo. Observe também o peito e o tronco, a parte superior e inferior dos braços e das mãos. Examine a frente e a parte de trás das pernas e dos pés, incluindo as solas e os espaços entre os dedos. Verifique também sua área genital e entre as nádegas.

Quando consultar um médico

Marque uma consulta com seu médico se notar alguma alteração em sua pele que o preocupe. Nem todas as alterações cutâneas são causadas por câncer de pele. Seu médico investigará suas alterações na pele para determinar uma causa.

Compartilhe:

Categorias

Edit Template

Sobre Nós

Desvendando os Mistérios Esotéricos

Bem-vindo ao nosso blog dedicado ao mundo fascinante e misterioso do esoterismo! Somos um grupo de entusiastas apaixonados por todas as vertentes do esoterismo, e nosso objetivo é compartilhar conhecimentos, insights e experiências para ajudá-lo a explorar esse universo enigmático.

Posts Recentes

  • All Post
  • Estilo de vida
  • Estilo de vida
  • Multidimencionais
  • Pedras e Cristais
  • Saúde
  • Terapias

Acompanhe-nos

urimtumim © 2023 todos os direitos reservados