O que é Jejum Intermitente?

O jejum intermitente é um plano de alimentação que alterna entre jejuar e comer em intervalos regulares. Pesquisas mostram que o jejum intermitente é uma maneira de controlar seu peso e prevenir – ou até mesmo reverter – alguns tipos de doenças. Mas como se faz? É seguro?

A maior parte das dietas se concentra no que você come, mas o jejum intermitente é quando você se alimenta. Com esse jejum, você só come em determinados horários. 

Jejuar por algumas horas por dia ou comer apenas uma refeição alguns dias por semana pode ajudar seu corpo a queimar gordura. E as evidências científicas apontam para alguns benefícios para a saúde.

O neurologista da Johns Hopkins, Mark Mattson, estudou o jejum intermitente por 25 anos. Ele diz que nossos corpos evoluíram para serem capazes de ficar sem comida por horas, ou mesmo dias ou mais. 

Como funciona o jejum intermitente?

Existem várias maneiras diferentes de fazer o jejum intermitente, mas todas são baseadas na escolha de horários regulares para comer e jejuar. Por exemplo, você pode tentar comer apenas oito horas por dia e jejuar o resto. Ou você pode optar por comer apenas uma refeição por dia, dois dias por semana. Existem muitos horários para o jejum intermitente.

Depois de horas sem comer, o corpo esgota suas reservas de açúcar e começa a queimar gordura. Ele se refere a isso como uma mudança metabólica.

O jejum intermitente funciona aumentando a quantidade de tempo que seu corpo queima as calorias consumidas durante sua última refeição e começa a queimar gordura.

Práticas de Jejum Intermitente

É importante verificar com seu médico antes de iniciar um jejum. Depois de obter sua permissão, a prática real é simples. Você pode escolher o método diário, que restringe a alimentação diária por um período de seis a oito horas por dia. Por exemplo, você pode optar por experimentar um jejum de 16/8: coma por oito horas e jejue por 16. Williams é fã da programação diária: ele diz que a maioria das pessoas acha mais fácil manter esse padrão ao longo do tempo.

Outro, conhecido como método 5:2, envolve comer todos os dias, cinco dias por semana. Nos próximos dois dias, limite-se a 500-600 calorias. Um exemplo seria se você optasse por comer normalmente todos os dias da semana, exceto segundas e quintas-feiras, que seriam seus dias de refeição uma vez.

Longo tempo sem comida, como 24 e 36 períodos de jejum, não são os melhores e podem ser perigosos. Ficar longos períodos sem comida pode encorajar seu corpo a começar a armazenar gordura extra em resposta à fome.

O que se pode comer no período do jejum intermitente?

Durante o tempo de jejum, água e bebidas sem calorias, como chá, são permitidas.

E quando se trata de comer, “comer normalmente” não significa enlouquecer. Você não será capaz de perder peso ou ficar mais saudável se exagerar nas refeições com junk food de alto teor calórico e frituras. O jejum intermitente permite que uma variedade de alimentos diferentes sejam consumidos – e apreciados.

Benefícios do jejum intermitente

As pesquisas revelaram dados sobre o número de benefícios para a saúde associados a essa prática. Isso inclui uma vida longa, um corpo esbelto e uma mente afiada.

No período do jejum coisas acontecem que podem proteger os órgãos de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, até doenças inflamatórias intestinais e muitos tipos de câncer.

Aqui estão alguns desses benefícios do jejum intermitente:

Melhora a memória e a saúde do coração. Na atividade física, homens jovens que jejuaram por 16 horas mostraram perda de gordura enquanto retinham músculo. Ajuda a prevenir diabetes e obesidade. 

É seguro?

O jejum intermitente não é para todos.

Algumas pessoas praticam o jejum intermitente para controlar seu peso, enquanto outras o usam para tratar doenças crônicas, como síndrome do intestino irritável, colesterol alto ou artrite. Antes de tentar o jejum intermitente (ou qualquer dieta), você deve primeiro consultar seu médico. Algumas pessoas devem evitar o jejum intermitente, como crianças e jovens menores de 18 anos, mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com diabetes ou problemas de açúcar no sangue e aqueles com histórico de distúrbios alimentares.

Importante:

Lembre-se de que o jejum intermitente pode ter efeitos diferentes em cada pessoa. Converse com seu médico caso comece a sentir ansiedade incomum, dores de cabeça, náusea ou outros sintomas após iniciar o jejum intermitente.

Compartilhe:

Categorias

Edit Template

Sobre Nós

Desvendando os Mistérios Esotéricos

Bem-vindo ao nosso blog dedicado ao mundo fascinante e misterioso do esoterismo! Somos um grupo de entusiastas apaixonados por todas as vertentes do esoterismo, e nosso objetivo é compartilhar conhecimentos, insights e experiências para ajudá-lo a explorar esse universo enigmático.

Posts Recentes

  • All Post
  • Estilo de vida
  • Estilo de vida
  • Multidimencionais
  • Pedras e Cristais
  • Saúde
  • Terapias

Acompanhe-nos

urimtumim © 2023 todos os direitos reservados