Menopausa – Sintomas e Tratamento

A menopausa é o momento que marca o fim de ciclos menstruais. É diagnosticado depois de 12 meses sem menstruar. A menopausa pode acontecer aos 40 ou 50 anos, mas a idade média é de 51 anos.

A menopausa é um processo biológico natural. Mas os sintomas físicos, como ondas de calor e sintomas emocionais da menopausa, podem atrapalhar seu sono, diminuir sua energia ou afetar a saúde emocional. Existem muitos tratamentos eficazes disponíveis, desde ajustes no estilo de vida até terapia hormonal.

Sintomas

Nos meses ou anos que antecedem a menopausa (perimenopausa), você pode experimentar estes sinais e sintomas:

  • Períodos irregulares
  • Secura vaginal
  • Ondas de calor
  • Arrepios
  • Suor noturno
  • Problemas de sono
  • Mudança de humor
  • Ganho de peso e metabolismo lento
  • Queda de cabelo e pele seca

Sinais e sintomas, incluindo alterações na menstruação, podem variar entre as mulheres. Pular períodos durante a perimenopausa é comum e esperado. Muitas vezes, os períodos menstruais falham um mês e retornam, ou falham vários meses e depois iniciam os ciclos mensais novamente por alguns meses. Os períodos também tendem a acontecer em ciclos mais curtos, por isso estão mais próximos. Apesar dos períodos irregulares, a gravidez é possível. Se você pulou um período, mas não tem certeza de que iniciou a transição da menopausa, considere fazer um teste de gravidez.

Tratando os sintomas da menopausa

A terapia de reposição hormonal tem a vantagem de aliviar os sintomas físicos (fogachos), psíquicos (depressão, irritabilidade) e os relacionados com os órgãos genitais (secura vaginal, incontinência urinária) no climatério. Além disso, funciona como proteção contra a osteoporose e assegura melhor qualidade de vida para a mulher. No entanto, existem contraindicações que devem ser avaliadas com cuidado pelo médico e pela mulher, não sendo indicada a automedicação, pois pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida.

Estudos científicos mostraram que a isoflavona de soja tem ação semelhante ao estrogênio no controle das ondas de calor.

Alimentação saudável, atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de álcool e cuidados com a saúde bucal são algumas medidas simples, que incorporadas aos hábitos diários de vida, podem ser úteis para minimizar os sintomas negativos do climatério.

Outras recomendações:

– mesmo após a menopausa a mulher deve manter o acompanhamento ginecológico regularmente;

– evitar ganhar peso;

– encontrar tempo para a prática diária de atividade física. Além de ser importante para o bem-estar físico, é fundamental para controlar a pressão arterial, prevenir a osteoporose, doenças cardiovasculares e atenuar as alterações do humor.

Decidir como tratar os sintomas da transição da menopausa pode ser complicado e pessoal. Discuta seus sintomas, histórico familiar e preferências com seu médico. 

Manter as visitas regulares ao médico para cuidados preventivos de saúde e quaisquer preocupações durante e após a menopausa é muito importante. 

Mudanças no estilo de vida para ajudar na menopausa e perimenopausa:

Comer bem, exercitar-se e cuidar do bem-estar mental pode ajudar com os sintomas durante a perimenopausa e a menopausa e a manter-se o melhor possível no futuro.

 O que fazer:

  • descanse bastante, incluindo manter rotinas regulares de sono;
  • coma uma dieta saudável, com alimentos que sejam ricos em cálcio, como leite, iogurte e couve para manter os ossos saudáveis;
  • exercite-se regularmente, tente incluir atividades como caminhar, correr, exercícios de força ou dançar;
  • faça coisas relaxantes como ioga, tai chi ou meditação;
  • converse com outras pessoas que passam pela mesma coisa, como familiares, amigos ou colegas;
  • fale com um médico antes de tomar suplementos de ervas ou medicamentos complementares.

Como aliviar as mudanças de humor

É comum ter mudanças de humor, humor deprimido e ansiedade na época da menopausa e perimenopausa.

Você pode tentar:

  • descansar bastante
  • praticar exercícios regularmente
  • fazer atividades relaxantes

Pode-se praticar também a terapia cognitivo-comportamental (TCC) que é um tipo de terapia de fala que pode ajudar com um humor deprimido e sentimentos de ansiedade. Também pode ajudar com problemas de sono.

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