Kombucha e Kefir

O kombucha costuma ser comparado com o kefir porque ambos são bebidas probióticas fermentadas que podem ser produzidas em casa. Ainda assim, o seu preparo não é igual. Em primeiro lugar porque a colônia é diferente. Além disso, enquanto o kefir é fermentado no leite ou na água, com o kombucha o processo é feito no chá, que pode ser verde, preto ou mate. Essas três opções possuem uma boa quantidade de cafeína e por isso são tão indicadas. Lembrando que dependendo do chá que você escolher a bebida pode ficar mais clara ou mais escura.

Kombucha

O Kombucha é uma bebida probiótica originária do Oriente composta por uma colônia de bactérias e leveduras benéficas para o organismo, tendo como base o chá (Chá Verde, preto ou branco). Não existem restrições para o consumo da bebida, já que a mesma é vegana, isenta de glúten e lactose.

Kefir

Assim como a Kombucha, o Kefir é uma bebida probiótica composta por microrganismos benéficos para a saúde. No entanto, o Kefir é feito à base de grãos que podem ser usados para fermentar bebidas, em sua maioria leites e iogurtes. Sua função probiótica pode variar de acordo com os grãos utilizados.

Onde encontrar?

É preciso encontrar alguém que esteja disposto a doar. Mas não se preocupe, pois há diversos grupos no Facebook que reúnem pessoas dispostas a dar parte de sua colônia a desconhecidos. Procure um deles em sua cidade, solicite a doação e comece a preparar a sua bebida fermentada.

Benefícios desses probióticos

Os principais benefícios para a saúde são:

Protege contra doenças neurodegenerativas

Por serem ricos em antioxidantes, como os polifenóis, evita o estresse oxidativo das células cerebrais, evitando o seu envelhecimento e desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, Parkinson ou demência.

Melhora o sistema imunológico

Essas bebidas medicinais são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C e bactérias benéficas, fortalecendo o sistema imune e deixando o organismo mais fortalecido para prevenir ou recuperar-se mais rapidamente de gripes, resfriados ou doenças infecciosas, por exemplo.

Melhora das funções do fígado

O kombucha é capaz de promover a melhora do funcionamento do fígado, já que contém ácido glicurônico, um composto com efeitos desintoxicantes contra medicamentos, bilirrubina, produtos químicos e outros contaminantes, favorecendo a sua eliminação do organismo. Dessa forma, ao consumir kombucha diariamente, é possível prevenir o acúmulo de toxinas e problemas hepáticos.

Melhora o funcionamento intestinal

O kombucha e o kefir são considerados alimentos probióticos, já que ambos contêm bactérias benéficas para o organismo e que ajudam a regular o funcionamento do intestino, prevenindo inflamações intestinais, diarreia e prisão de ventre, além de melhorar o sistema imunológico e prevenir o câncer de cólon.

Promove a saúde do coração

Por terem muito polifenóis, que são compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, melhoram a circulação sanguínea, ajudando no controle da pressão arterial, além de regular os níveis de colesterol LDL, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.

Combate infecções

Possuem uma forte atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento de bactérias como H. pylori, que está relacionada com a gastrite, e E. coli que está principalmente relacionada com a diarreia, além de também inibir o crescimento de Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes.

Ajuda a melhorar o humor

São ricos em vitaminas do complexo B e probióticos, que trazem benefícios para a saúde mental, sendo eficaz para ajudar a melhorar o humor, o estresse e a ansiedade.

Alivia doenças inflamatórias

As propriedades anti-inflamatórias dessas bebidas são benéficas para aliviar as dores e auxiliar no tratamento de doenças de origem inflamatória, como gota, artrite reumatoide e reumatismo.

Ricos em propriedades probióticas, a Kombucha e o Kefir são duas bebidas acessíveis e saudáveis que promovem benfeitorias à saúde a partir do melhor funcionamento intestinal, auxílio na redução do colesterol, disposição para a prática de atividades físicas e até mesmo na manutenção do peso, entre outros benefícios.

Compartilhe:

Categorias

Edit Template

Sobre Nós

Desvendando os Mistérios Esotéricos

Bem-vindo ao nosso blog dedicado ao mundo fascinante e misterioso do esoterismo! Somos um grupo de entusiastas apaixonados por todas as vertentes do esoterismo, e nosso objetivo é compartilhar conhecimentos, insights e experiências para ajudá-lo a explorar esse universo enigmático.

Posts Recentes

  • All Post
  • Estilo de vida
  • Estilo de vida
  • Multidimencionais
  • Pedras e Cristais
  • Saúde
  • Terapias

Acompanhe-nos

urimtumim © 2023 todos os direitos reservados