Cúrcuma ou açafrão?
Qual é exatamente a diferença entre o açafrão e a cúrcuma? Eles são a mesma coisa? Então, elas são duas plantas distintas, mas possuem cores e propriedades medicinais parecidas. A confusão é compreensível porque aqui no Brasil a cúrcuma também é chamada de açafrão-da-terra.
Cúrcuma:
A cúrcuma é uma especiaria, comumente encontrada no curry e usada tradicionalmente em muitos pratos indianos. É um membro da família do gengibre. Conhecida por sua cor amarelo/laranja brilhante. A cúrcuma contém curcuminóides, que são compostos bioativos, e a curcumina é um desses compostos curcuminóides.
Açafrão:
O açafrão verdadeiro é obtido a partir dos estigmas de flores (local onde fica o pólen) da planta crocus sativus, e não do rizoma, como no caso da cúrcuma. É muito utilizado pelas populações próximas ao Mediterrâneo, sendo um ingrediente extremamente caro. Para se ter uma ideia, o quilo desse produto pode chegar a cerca de 70 mil reais. Apesar de terem semelhanças na cor, no aroma e sabor, depois que são secos e moídos, essas duas especiarias se apresentam bem diferentes entre si.
Benefícios:
- Reduz a inflamação : No que diz respeito aos anti-inflamatórios naturais, a cúrcuma está entre as melhores do mundo. A curcumina inibe a inflamação crônica associada à artrite e doenças da pele como psoríase e eczema .
- É um poderoso antioxidante : a curcumina tem um histórico positivo de aumentar a resposta do sistema imunológico, prevenir doenças e ajudar nos sintomas de gripes e resfriados. Ela também pode servir como um método de tratamento complementar para doenças da tireóide, câncer e fibromialgia devido à sua capacidade de combater o estresse oxidativo no corpo.
- Melhora a saúde cardiovascular : Pesquisas mostram que a curcumina pode melhorar a função endotelial vascular, o que facilita o fluxo sanguíneo e reduz a tensão colocada no coração. A cúrcuma também pode diminuir a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos.
- Ajuda no controle de peso : Estudos mostram que a curcumina pode melhorar os distúrbios metabólicos regulando o metabolismo lipídico e aumentando a sensibilidade à insulina. Pode até atingir o tecido adiposo, o que significa que tem usos práticos para diabetes e perda de peso.
- Melhora a saúde do fígado : Como o sistema de filtragem central do corpo, o trabalho do fígado não é apenas difícil, mas também crítico. Vários estudos mostram que a curcumina pode ajudar a limpar e desintoxicar o fígado, facilitando a remoção de substâncias estranhas do corpo.
- Ajuda o sistema digestivo : Para quem tem doença inflamatória intestinal ou síndrome do intestino irritável, a cúrcuma pode ajudar a reduzir a gravidade dessas condições. Como a curcumina possui propriedades antifúngicas, também mostrou que pode efetivamente combater infecções fúngicas.
- Ajuda na recuperação muscular : Para quem pratica atividade física regular, o consumo de cúrcuma é bastante benéfico, pois diminui o estresse oxidativo nos músculos, acelerando assim sua recuperação. Portanto, a pessoa fica mais disposta para se exercitar.
Auxilia na saúde mental:
A curcumina pode melhorar a saúde geral do cérebro de várias maneiras. Mais notavelmente, ela trabalha para preservar a acuidade mental à medida que envelhecemos. Estudos indicam que a cúrcuma pode ser benéfica para pessoas com doença de Parkinson e doença de Alzheimer. A cúrcuma também pode ajudar a estabilizar o humor e reduzir os sintomas de depressão .
Como consumir
Geralmente, usa-se essas especiarias em pequenas quantidades como ingredientes em receitas. Encontra-se o açafrão, normalmente, em lojas especializadas e alguns supermercados na forma de estigmas desidratados de flores ou em pó. Recomenda-se diluir o açafrão em água e usá-lo em preparações salgadas como arroz e legumes devido ao seu sabor forte. A cúrcuma pode ser encontrada em várias formas, incluindo raiz, pó, cápsulas ou chá. Se você optar pelo consumo de cúrcuma na forma de raiz, é recomendado consumir de uma a duas rodelas por dia. O sabor da cúrcuma é mais cítrico e picante e pode ser facilmente encontrada em pó em mercados e lojas de produtos naturais. Para aproveitar ao máximo os benefícios da cúrcuma, é recomendado usá-la com a pimenta preta, pois a piperina, um composto presente nas pimentas, pode melhorar a biodisponibilidade da cúrcuma e acelerar a sua metabolização.