Como cuidar da tireoide?

A tireoide é uma glândula, com formato de borboleta, que fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do chamado pomo de adão. A tireoide precisa de iodo para funcionar corretamente e produzir hormônio suficiente para as necessidades do seu corpo. 

Muitos tipos de algas são cheias de iodo, mas a quantidade pode variar muito, uma vez que as algas marinhas podem ser especialmente elevadas em iodo, não se deve começar a comer sushi todos os dias da semana. Demasiado iodo pode ser tão prejudicial para a sua tireoide como muito pouco, desencadeando (ou agravando) o hiper ou hipotiroidismo.

Alguns Alimentos para a saúde da tireoide 

Iogurte

A quantidade de iodo nos produtos lácteos varia. Isto deve-se em parte ao fato de o gado receber suplementos de iodo, e o processo de ordenha envolver produtos de limpeza à base de iodo. Iogurte simples, magro, ou iogurte grego é uma boa fonte – pode constituir cerca de 50% da sua ingestão diária de iodo.

Castanha do Brasil

Segundo pesquisas, as castanhas do Brasil contêm outro nutriente que ajuda a regular os hormônios da tireoide: o selênio. Este pode ajudar a evitar danos a longo prazo na tireoide em pessoas que já têm problemas como a doença de Hashimoto e Graves.

Apenas um grão contém entre 68-91 microgramas. Uma vez que o limite máximo de selênio é de 400 microgramas por dia, não exagere.

Frango e Carne Bovina

Alimentos com zinco são muito importantes, pois o zinco é outro nutriente chave para a saúde da tireoide – o seu corpo precisa dele para produzir o hormônio tireoidiano. Ele está presente em alimentos como frango, carne bovina, chocolate amargo, sementes de linhaça, camarão, castanha de caju, etc.

Peixe

Uma vez que o iodo é encontrado nos solos e na água do mar, os peixes são outra boa fonte deste nutriente, diz a Associação Americana da Tireoide. 

Marisco

Como regra geral, mariscos como a lagosta e o camarão são boas fontes de iodo. 

O marisco também pode ser uma boa fonte de zinco. 

Ovos

Um ovo grande contém cerca de 16% de iodo diário – e 20% de selênio diário de que necessitamos, o que faz dos ovos um super-alimento para a tiróide.

Vegetais Crucíferos

Os vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, couve, couve-de-bruxelas) embora contenham compostos chamados glucosinolatos, que podem interferir com a produção dos hormônios da tireoide se estiverem em grandes quantidades pelo corpo, é bastante improvável que prejudiquem a tireoide se comer porções de tamanho normal.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

Quando a tireoide não está funcionando normalmente, ela pode produzir menos hormônio, causando o hipotireoidismo e todo o organismo começa a funcionar lentamente: coração mais devagar, metabolismo mais lento, constipação intestinal, pele seca, sonolência, falta de concentração e memória, aumento de peso, cansaço e às vezes depressão, queda de cabelos acentuada, entre outras alterações.

E quando se produz mais… 

Com o aumento na produção de hormônio, se instala o hipertireoidismo, e todo o organismo se torna mais acelerado, o coração aumenta o número de batimentos podendo apresentar arritmias graves, podem ocorrer o aumento do número de defecações, insônia, pele fica mais úmida, muito calor e suor, irritabilidade, mau humor, tremores, sente-se muito cansado, perda de peso e dependendo do fator causal pode demonstrar um aumento dos olhos (exoftalmia), entre outras alterações.

Tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo podem causar aumento do volume da tireoide, o que se denomina de bócio.

É muito importante procurar ajuda médica se começar apresentar sintomas relacionados, como os citados acima. A partir dos 40 anos de idade, deve-se também fazer o autoexame da glândula periodicamente, por meio da palpação. Se tiver alguma suspeita, procure um endocrinologista. 

Pode-se aliviar alguns dos sintomas relacionados aos problemas na tireoide por meio de um estilo de vida mais saudável, escolhendo bons alimentos e praticando atividades físicas com regularidade, por exemplo.

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