Como as boas relações podem conduzir a vidas mais saudáveis

O que lhe vem à cabeça quando pensa numa relação saudável?

São vários os fatores que podem levar a um relacionamento sadio, por exemplo, a confiança e o respeito um pelo outro. Além disso, as pesquisas apontam para o fato de que as relações positivas são aquelas que apoiam a nossa saúde, capacitando-nos para prosperar e possivelmente viver mais tempo com menos desafios emocionais e físicos. Se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas são hábitos frequentemente associados a uma saúde melhor. No entanto, pesquisas têm destacado o papel positivo dos bons relacionamentos sobre a saúde, além dos problemas associados a uma vida solitária.

Há muita coisa que contribui para a construção de relações saudáveis e para mantê-las estáveis e fortes. 

Aqui estão alguns desses principais blocos de construção:

  1. Respeito

A palavra respeito pode ser objeto de interpretação e significar coisas diferentes para pessoas e/ou culturas diferentes, em geral, o respeito é uma consciência e ao mesmo tempo consideração por alguém que o torna um indivíduo único. Em relações saudáveis, ambos têm uma compreensão do que é o respeito e podem também relacionar-se dentro desse contexto. Nessas parcerias ou amizades, é fundamental saber como cada um quer ser tratado. O mais importante é que quanto mais se respeita alguém, maior é a probabilidade de confiar e ser confiável.

  1. Comunicação aberta

A transparência, ou ser capaz de falar a sua verdade em segurança, é necessária para cultivar e manter relações positivas. Ela permite que você e a outra pessoa tenham uma compreensão mais profunda um do outro. Também ajuda a construir respeito mútuo e apoia uma resolução de conflitos mais eficaz. Quando se tem uma comunicação aberta com alguém, aumenta-se a capacidade de partilhar livremente pensamentos e sentimentos.

  1. Limites.

Outro fator chave em relações saudáveis é o estabelecimento e manutenção de limites. É muito importante estabelecermos regras para nós próprios e para o outro dentro das relações. O estabelecimento de limites ensina ao nosso parceiro(a) a como tratar-nos. Limites seguros e saudáveis permitem aos outros saber o que o faz sentir-se confortável ou não. Os limites constroem a confiança, o respeito e a segurança.

  1. Bom-humor.

Fazer coisas divertidas juntos pode ajudar na construção de um relacionamento mais saudável. Pesquisas mostram que casais que se divertem juntos tendem a ter mais saúde física e emocional e tornam a relação mais leve.

  1. Cuidado e amor.

A demonstração de amor, afeto, atenção e cuidado num relacionamento contribui muito para o crescimento da relação e para que ela seja mais saudável. Isso é algo muito individual e particular de cada um, mas algumas coisas que podem ajudar é reservar um tempo na rotina diária para passar juntos, prestar atenção e interagir quando o outro estiver falando, fazer pequenas surpresas, elogiar sinceramente, etc.

Então, conclui-se que:

As relações sociais contribuem para diminuir o sofrimento em meio ao estresse. A presença de alguém próximo ameniza a aceleração dos batimentos cardíacos e o aumento da pressão sanguínea, que geralmente ocorre em situações difíceis.

Outros testes apontaram que o apoio verbal de um parceiro nesse tipo de situação levou a uma produção menor de cortisol, um hormônio associado ao estresse. Além disso, pessoas com apoio social têm taxas mais baixas deste hormônio, e têm menos probabilidade de adquirir infecções e doenças no geral.

Pesquisas têm mostrado também os benefícios à saúde trazidos durante momentos que não são de estresse. O parceiro que apoia metas e aspirações de seu par contribui para uma autoestima e uma percepção maiores de controle que este tem sobre a própria vida.

Compartilhe:

Categorias

Edit Template

Sobre Nós

Desvendando os Mistérios Esotéricos

Bem-vindo ao nosso blog dedicado ao mundo fascinante e misterioso do esoterismo! Somos um grupo de entusiastas apaixonados por todas as vertentes do esoterismo, e nosso objetivo é compartilhar conhecimentos, insights e experiências para ajudá-lo a explorar esse universo enigmático.

Posts Recentes

  • All Post
  • Estilo de vida
  • Estilo de vida
  • Multidimencionais
  • Pedras e Cristais
  • Saúde
  • Terapias

Acompanhe-nos

urimtumim © 2023 todos os direitos reservados