Cistos da glândula de Bartholin

O que são os cistos de bartholin?

Os cistos da glândula de Bartholin são cistos ou bolsas de líquido que se formam nas glândulas de Bartholin, que ficam localizadas na parte inferior das duas laterais da vagina. Estas glândulas produzem um fluido que ajuda a lubrificar a vagina durante o ato sexual.

Os cistos da glândula de Bartholin podem ter tamanhos diferentes, desde um pequeno caroço indolor até um nódulo grande que pode causar dor e desconforto. Eles geralmente são indolores, mas podem ficar inflamados e doloridos se forem infectados. São mais comuns em mulheres jovens e adultas, mas podem ocorrer em qualquer idade. Eles também podem ser mais comuns em mulheres, com relações sexuais frequentes ou que têm uma vulva mais apertada.

Quais as causas do cisto?

As causas exatas dos cistos da glândula de Bartholin ainda são desconhecidas, mas acredita-se que elas podem ser causadas por uma sequela ou infecção nessas glândulas. Isso pode acontecer por várias razões, como uma infecção por bactérias, uma infecção por fungos ou uma inflamação devido a uma lesão, ou lesões na área.

Sintomas:

Os sintomas de um cisto da glândula de Bartholin podem incluir um nódulo ou caroço na área da vagina, dor durante o ato sexual, ao andar e ao sentar, e dificuldade para urinar ou evacuar. Se o cisto for infectado, pode haver sinais de infecção, como febre, dor abdominal e corrimento vaginal anormal.

Os cistos da glândula de Bartholin são geralmente comprovados através de um exame físico feito pelo médico. O médico pode pressionar suavemente o cisto para determinar se ele está doente e pode realizar um exame de toque retal para verificar a região pélvica. Em alguns casos, pode ser necessário realizar um exame de imagem, como um ultra-som, para obter uma imagem mais detalhada do cisto.

Tratamento:

O tratamento de um cisto da glândula de Bartholin depende do tamanho e do seu grau de dor ou desconforto. Se o cisto for pequeno e não estiver causando sintomas, o médico pode optar por monitorá-lo de perto e ver se ele está sozinho. No entanto, se o cisto for grande ou estiver causando sintomas, pode ser necessária uma intervenção médica.

Os banhos de assento mornos 4 vezes ao dia, por vários dias, geralmente trazem algum alívio. Eles podem ajudar a restringir a infecção e precipitar uma drenagem espontânea.

Uma opção de tratamento é a drenagem do cisto, que pode ser feita com anestesia local. O médico fará uma pequena incisão na pele sobre o cisto e esvaziará o líquido do interior do cisto. Em alguns casos, pode ser necessário colocar um pequeno tubo no cisto para ajudar a mantê-lo drenado e evitar que ele se forme novamente. Podem ser prescritos antibióticos para combater a infecção, mas estes geralmente não são necessários se o abscesso for adequadamente drenado.

Outra opção de tratamento é a cirurgia para remover o cisto e a glândula de Bartholin. Esta cirurgia é geralmente realizada com anestesia geral e pode ser feita através de uma incisão na pele ou através da vagina. A recuperação geralmente leva de alguns dias a uma semana e pode incluir o uso de medicamentos para a dor e incômodo.

Importante:

A mulher deve consultar um médico nas seguintes circunstâncias: o cisto continua a crescer ou persiste após vários dias imergindo a área em água quente (em uma banheira ou banho de assento), o cisto é doloroso (frequentemente indicando um abscesso), há febre, o cisto causa interferência ao caminhar ou ao sentar-se ou se a mulher tem mais de 40 anos.

É importante tratar um cisto da glândula de Bartholin o mais rápido possível; ele pode ser infectado e causar sérios problemas de saúde se não for tratado. Se você tiver sintomas, consulte um médico o mais rápido possível para obter o tratamento adequado.

 

Compartilhe:

Categorias

Edit Template

Sobre Nós

Desvendando os Mistérios Esotéricos

Bem-vindo ao nosso blog dedicado ao mundo fascinante e misterioso do esoterismo! Somos um grupo de entusiastas apaixonados por todas as vertentes do esoterismo, e nosso objetivo é compartilhar conhecimentos, insights e experiências para ajudá-lo a explorar esse universo enigmático.

Posts Recentes

  • All Post
  • Estilo de vida
  • Estilo de vida
  • Multidimencionais
  • Pedras e Cristais
  • Saúde
  • Terapias

Acompanhe-nos

urimtumim © 2023 todos os direitos reservados